Como posso melhorar o isolamento das minhas janelas?
A melhoria do isolamento sem substituir as janelas ineficientes é pouco eficaz, uma vez que a tecnologia no setor das janelas e dos materiais que as compõem (vidro, caixilho ou a caixa do estore) evoluiu muito nos últimos anos e os materiais atuais são capazes de oferecer um melhor desempenho para um maior conforto e eficiência energética no lar.
É muito importante contratar um profissional para instalar as janelas de forma correta, uma vez que não serve de nada colocar as janelas mais eficientes se estas não forem instaladas corretamente. Esta é a forma para garantir que a resistência ao ar ou a estanquidade à água não serão afetados.
Em janelas antigas ou com vidro simples, é comum o uso dos chamados “tapa-frinchas” (tiras adesivas de diferentes materiais). Também é preciso atuar no interior da caixa do estore. Ou colocar cortinas mais grossas. Vejamos estas opções ao pormenor.
Os “tapa-frinchas”
Os “tapa-frinchas” são um tipo de tiras adesivas que aderem ao longo da face interna do caixilho, cobrindo os possíveis espaços entre o mesmo e a janela para evitar a passagem do ar.
Painéis ou placas de poliestireno extrudido para as caixas dos estores
A caixa do estore também é importante para o isolamento térmico e acústico do interior da casa. Hoje em dia, as janelas eficientes incluem caixas de estores com isolamento, embora ainda seja frequente encontrar caixas exteriores ou mal isoladas que atuam como um buraco aberto para o exterior em janelas ineficientes, por onde escapa o calor e pode entrar ruído.
Nestes casos, considera-se a solução de incorporar painéis ou placas de material isolante no interior da caixa.
As cortinas
Em alguns casos, opta-se por colocar cortinas mais grossas ou com tecidos especiais que proporcionem uma barreira contra o frio, calor ou ruído. É preciso ter em conta que esta solução reduz a iluminação natural dos espaços interiores, sendo a luz um elemento importante para o conforto da casa, já para não falar do maior gasto energético pela necessidade de iluminação artificial.
Isolar as janelas sem as substituir: uma boa solução?
Embora possam parecer opções rápidas e económicas, estes truques não são eficazes nem eficientes como seria a substituição das janelas. Incorporar elementos para melhorar o isolamento das janelas ineficientes sem as substituir é apenas uma solução provisória. Pelo contrário, substituir as janelas ineficientes da casa por outras eficientes constitui um investimento rentável a longo prazo, uma vez que ajudará a reduzir o consumo energético do lar, tanto no inverno como no verão.
Substituir as janelas é a melhor solução a longo prazo
Para melhorar o isolamento da sua casa e, por conseguinte, reduzir a fatura energética, uma solução é substituir as janelas ineficientes por outras eficientes com vidros de alto desempenho, como Guardian Sun. Este tipo de vidro proporciona um valor de isolamento baixo (valor U) e um fator solar baixo (valor g) para ajudar a proteger do frio no inverno e do calor no verão.
O vidro representa aproximadamente 80% da janela, pelo que é importante conhecer o seu desempenho e escolher o mais adequado às nossas necessidades, para que as novas janelas sejam as mais eficientes e estejam adaptadas ao nosso lar.
Apoios para a substituição de janelas
Existem atualmente programas com apoios mediante subsídios ou reduções no IRS para a substituição de janelas ineficientes, de forma a ajudar a reduzir os consumos de energia nas casas. Talvez agora seja a altura certa para substituir as suas janelas.*
*Para mais informações sobre os apoios disponíveis, consulte os sites oficiais dos organismos públicos.