Se está prestes a fazer uma remodelação, ou decidiu aproveitar os apoios à substituição de janelas e às melhorias na envolvente exterior do edifício que algumas administrações públicas propõem, está com certeza a ter muitas dúvidas sobre medidas, materiais, acabamentos ou tipologias de fecho de janelas. Não entre em pânico, estamos aqui para o ajudar. Encontrar janelas eficientes pode fazer com que economize no consumo de aquecimento e no ar condicionado e melhore o conforto da sua casa.
# 1 : Não serve um vidro qualquer
O vidro de uma janela ocupa cerca de 80% da superfície, pelo que nenhuma janela pode ser boa se o vidro não for. Hoje em dia, o leque de possibilidades é muito amplo, existem vidros isolantes de alto rendimento para isolar do frio e do calor, vidros de controlo solar, vidros de baixa emissão, vidros acústicos para isolar ruídos ou vidros laminados para melhorar a segurança. Não há razão para não pensarmos cuidadosamente no tipo de vidro que queremos para a próxima janela, simplesmente porque não é qualquer vidro que serve.
#2 : Pontos frágeis
Mesmo que o vidro seja o mais adequado às suas necessidades, as janelas têm pontos fracos que devem ser tidos em conta para melhorar a sua eficácia, como a caixa do estore. No passado, estas caixas de estore eram projetadas para funcionarem e não para isolarem, de modo que o frio, a humidade, a poluição ou o ruído passavam através delas. Para resolver este problema, surgiram no mercado caixas de estore com diversos materiais isolantes que oferecem uma solução mais eficiente. Não faz sentido instalar uma janela eficiente se não isolarmos a caixa da estore de forma adequada.
#3 : Isolar-se devidamente do frio e do calor
Ao comprar janelas para a nossa casa, há que pensar em todos os dias do ano, como irão reagir às intempéries e como o frio ou o calor irão afetar-nos. Felizmente, já é possível encontrar vidros de alto desempenho que melhoram o isolamento no inverno e protegem do calor no verão, o que melhora consideravelmente o isolamento de toda a janela.
Morei em muitos apartamentos de estudantes, onde as janelas nem sempre estavam em boas condições. Acho que não há nada pior do que sentir frio no inverno ou calor extremo no verão, por isso, quando decidi comprar uma casa, escolhi a que tinha melhores janelas e preservava o conforto e a temperatura ao longo de todo o ano. Foi no que mais investi na remodelação, mas estou a poupar no ar condicionado da casa.
Pablo, mora em Ciudad Pegaso.
#4 : Caixilharias e materiais
Atualmente existem caixilharias de qualidade para praticamente todos os bolsos. Quando se fala de serralharia para exteriores é importante analisar a transmitância térmica de cada material e a sua vida útil ou manutenção.
Tanto o PVC como o alumínio e a madeira podem ser uma boa solução em termos de desempenho e têm acabamentos bastante diversificados. São materiais muito resistentes e com uma longa vida útil. No caso de optarmos por uma janela de alumínio, é importante que esta tenha rutura da ponte térmica (RPT), pois melhora substancialmente a sua eficiência.
#5 : Contar com um instalador profissional
Nem toda a gente está capacitado para instalar de forma correta uma janela. Existem determinados parâmetros, conhecimentos e processos para os quais é melhor ter um profissional ou empresa da qual tenhamos referências, que nos ofereça garantias, informação sobre as possibilidades, manutenção etc …
“O meu namorado tinha um amigo que era um ‘faz-tudo’, ganhava a vida a trabalhar como pedreiro. Ofereceu-nos um bom preço pela substituição das nossas janelas, mas não emitia fatura. Agora tenho humidade em várias janelas, porque não foram instaladas corretamente e não há ninguém a quem possamos reclamar, o “amigo” do meu namorado não atende o telefone. Já iniciámos as diligências legais.”
Sónia, mora em Madrid Río.
#6 : O isolamento acústico
Este é um dos aspetos mais esquecidos quando se substituem janelas por outras mais eficientes. Não levamos em consideração a importância do isolamento acústico até ouvirmos o bar que fica debaixo de nossa casa, as conversas de quem passa na rua, os automóveis ou os engarrafamentos. As janelas também isolam o ruído da cidade… É importante pensar no que acontece no exterior quando as substituímos.
“Substituí as minhas janelas no ano passado. Durante as obras da minha casa, só procurei vidros duplos. Agora tenho um vizinho que canta músicas da Beyoncé o dia todo por baixo da minha janela. Não sabia da existência de vidro acústico, se fosse hoje, seria esse que escolheria. “
Elena, mora na Gran Vía.
#7 : Manter o equilíbrio arquitetónico
As fachadas dos edifícios pertencem ao condomínio. Partilhamos esse elemento com todos os vizinhos e devemos evitar “quebrar” o equilíbrio arquitetónico. Ao escolher as novas janelas, escolha a cor predominante da caixilharia, evitando acabamentos que comprometam o conjunto. Caso seja necessário fazer alguma alteração que afete substancialmente a fachada, é aconselhável pedir autorização ao condomínio, evitando queixas que possam dar origem a questões de ordem jurídica.
#8 : Escolher a janela mais barata
Felizmente hoje existe um amplo leque de possibilidades de materiais, vidros, acabamentos, tipologias de fecho de janelas ou designs para todos os bolsos. Comprar uma janela eficiente é uma decisão importante, não sendo aconselhável que se deixe levar por pechinchas ou mega promoções. É conveniente avaliar as suas necessidades e escolher a melhor relação qualidade-preço. As janelas são um elemento com o qual viveremos, com as quais partilhamos as inclemências meteorológicas, a chuva, neve ou calor e queremos que mantenham o seu desempenho ao longo dos anos, às vezes durante toda a vida.
Comprar janelas para as suas necessidades
Da mesma forma que não compramos um carro ao acaso, não é qualquer janela que serve para uma casa. É preciso ponderar todos os benefícios, porque o que é importante para mim talvez não seja válido para um vizinho, porque a orientação, o uso do ar condicionado ou as necessidades individuais são diferentes.