1. Conheça as suas necessidades

É importante que tenha bem claro quais os benefícios que pode obter através de uma substituição de janelas, uma vez que existem diferentes vidros adequados para as suas necessidades e expectativas.

Talvez pretenda reduzir o calor que entra na sua casa ou o frio que entra furtivo pela janela. Pode querer reduzir as faturas do aquecimento ou do ar condicionado. Talvez procure isolamento do ruído exterior para poder usufruir do silêncio dentro de casa. Pode ser que procure uma proteção extra contra roubos e intrusões.

Acima de tudo, lembre-se de que é um investimento para os próximos anos, não se conforme com uma janela pouco eficiente e não hesite em perguntar quais as diferentes opções que o podem ajudar a aumentar o desempenho que melhor se ajusta às suas necessidades.

2. Condições climáticas

É importante ter em conta a orientação das janelas da sua casa, uma vez que as que estão expostas à radiação solar precisam de vidros de isolamento térmico reforçado com controlo solar e alta transmissão de luz natural, como o Guardian Sun ou o Guardian SNX 60.

3. Dimensão e quantidade de janelas

Antes de fazer a sua consulta com um profissional, defina a dimensão do seu projeto, tome nota da dimensão que têm ou a quantidade de janelas que necessita.

Meça o comprimento e a largura das suas janelas e anote as medidas num pequeno desenho para evitar equívocos. Identifique as partes fixas e móveis de cada janela, o tipo e o sentido de abertura (de correr, de batente, basculante e oscilo batente), se tem ou não caixa de estore e, se sim, se a pretende manter.

4. Estética

Se mora num bairro ou edifício emblemático, terá de assegurar-se de que a estética que procura não destoa da aparência geral do edifício ou da rua (por exemplo, a cor do caixilho da janela ou o aspeto do vidro), e, caso o faça, assegure-se de que consegue a autorização necessária junto da associação de condóminos. Terá ainda de se informar se existem normas específicas no seu município ou na sua rua em relação a esta matéria.

5. Sistema de abertura

Dependendo da divisão onde pretenda substituir as janelas, há sistemas de abertura mais recomendáveis do que outros.

Por exemplo, as janelas oscilo batentes permitem escolher entre abertura lateral ou rebatível. Desta forma, é-lhe possível abrir a janela parcialmente, permitindo uma pequena entrada de ar ou abertura total, quando o desejar.

Há outros aspetos ou elementos que podem dificultar a abertura como: a localização de outras janelas, paredes, portas, móveis e outros. Ou que a abertura da janela não impeça a circulação, ou retire muito espaço ao compartimento.

Informe-se sobre as garantias

Quando esclarecer as suas dúvidas e a escolha das suas janelas com um profissional, não se esqueça de perguntar pelas garantias da janela, os seus componentes (unidade de vidro isolante, caixilhos, ferragens) e respetiva instalação.

Solicite a documentação da janela com a marca CE para se assegurar de que cumpre as exigências e as normas vigentes em matéria de edificação.

Exija que o orçamento seja bem discriminado e detalhado, indicando a marca dos perfis, a marca e modelo do vidro isolante e de todos os vidros, o tipo de ferragens, o tipo de estore e motorização, etc.

Haverá sempre partes do orçamento que talvez não compreenda ou pareçam confusas. Não se esqueça que os vidros podem por vezes vir descritos com abreviaturas como as seguintes:

4/6/4 ou 4/6/4/6/4 ou 44 acústico/16/6

7. Ver e tocar

Muitos dos profissionais que constam do localizar deste site, dispõem do demonstrador Guardian Sun, uma ferramenta que simula as condições de exposição de uma janela e o conforto que proporciona um vidro de alto desempenho com isolamento térmico e controlo solar face a uma situação com um vidro standard.

8. Não hesite em pedir vários orçamentos

Não fique com dúvidas. A substituição de janelas é um investimento importante que se deseja ser duradouro, pelo que deve decidir com a maior segurança possível. Por isso, se o primeiro profissional que consultou não lhe deu informação suficiente, pode sempre contactar outro ou visitar outros estabelecimentos [1] .

Consulte outros profissionais e compare a informação que lhe foi dada. Faça comparações para conseguir a janela que melhor se ajusta às suas necessidades e que tenha a melhor qualidade. Por vezes, fazer um pequeno investimento extra compensa, pode marcar a diferença e conseguir uma melhoria notável no conforto e bem-estar que sente na sua casa, bem assim como uma maior poupança energética.

Comments are closed.