Como funcionam os vidros de segurança?
Os vidros de segurança Guardian LamiGlass® são compostos por duas ou mais folhas de vidro unidas entre si com um ou mais filmes intercalares de polivinil butiral (PVB). O resultado final é um conjunto que tem a aparência de um único vidro e que, em caso de quebra, faz com que os fragmentos de vidro adiram à película intercalar de PVB, proporcionando maior segurança.
A forma de aumentar a resistência dos vidros e o seu nível de segurança, é aumentar o número e/ou a espessura dos vidros e dos filmes de PVB. Quer dizer, quanto maior a espessura dos vidros e maior o número ou espessura dos filmes de PVB, maior a sua resistência e, consequentemente, o seu nível de segurança. Em caso de rotura do vidro os fragmentos ficam agregados à película de PVB, também sendo garantida a integridade e a resistência residual do vidro mantêm-se até que seja substituído.
Onde devemos colocar vidros laminados de segurança?
Os vidros laminados de segurança Guardian LamiGlass devem ser colocados nas áreas onde exista risco de impacto e possível quebra, evitando que o vidro se parta em pedaços e possam ferir alguém. Em função do nível de resistência do vidro LamiGlass, este também pode funcionar como anti-intrusão e dificultar a passagem no caso de tentativas de roubo, podendo ser aplicado em zonas onde possa existir um acesso fácil a ladrões.
Os vidros laminados LamiGlass podem colocar-se tanto na face exterior, na face interior ou em ambas faces do vidro isolante. Tudo depende das suas necessidades de proteção e do risco associado na sua utilização. Se pretende proteção de ferimentos por causa de quebras, deve colocar o vidro de segurança na face onde exista risco de impacto. E se pretende proteger-se de possíveis roubos, deve incorporar o vidro à prova de roubo com o nível de segurança adequado.
Existem regulamentos europeus que regulam e obrigam à utilização de vidro com características de segurança física em áreas específicas. Porém, é sempre aconselhável que consulte um profissional que possa estudar o seu caso concreto e propor a solução mais adequada.
Que tipos de vidro de segurança existem e como se denominam?
Antes de falarmos dos diferentes níveis de segurança, devemos explicar como se distinguem as diferentes composições dos vidros laminados LamiGlass. Conhecendo esta terminologia, é mais fácil a compreensão dos diferentes níveis de segurança existentes.
Os vidros laminados LamiGlass são denominados segundo a espessura dos vidros que os compõem (exemplo 44, 66, 88…). E, por vezes, estes surgem indicados por “.1” ou “.2”, fazendo referência ao número ou espessura do filme intercalar de PVB. Também é conveniente assinalar que, quando a denominação não contempla nenhum ponto seguido de outro número, significa, em geral, que o vidro laminado é composto por um filme intercalar de PVB. O número e/ou espessura do filme intercalar de PVB pode determinar a sua resistência (saiba mais sobre os vários níveis de segurança mais adiante).
Portanto de acordo com isto, um vidro isolante 44/16/4, por exemplo, é um vidro duplo composto por um vidro laminado com dois vidros de 4mm e com uma película intercalar de PVB, uma câmara de ar de 16mm e outro vidro de 4mm. Para o caso 44.1/16/4, estaríamos perante a mesma solução.
Quais são os diferentes níveis de segurança?
Para melhorar a sua compreensão, mostramos de seguida 2 níveis de segurança, de menor a maior resistência ao impacto.
Nível 1: segurança para o caso de risco de impacto
Os vidros podem sofrer impactos, especialmente em zonas de passagem, a Guardian Glass recomenda o uso de vidro laminado de segurança LamiGlass nas áreas que possam estar expostas ao risco de impacto, como em portas, vidros instalados a menos de 900mm do solo e todas outras aplicações onde o impacto humano pode ser previsto.
Esta recomendação de aplicação de vidro LamiGlass em zonas com risco de impacto é baseada em regulamentações europeias, como, por exemplo o Código Técnico de la Edificación (CTE) em Espanha, onde determina o uso de vidros de segurança: classificação 1(B)1 ou 2(B)2. Estas classificações ajudam a definir a resistência do vidro perante um impacto, sendo a classificação 1(B)1 mais resistente que a 2(B)2.
Abaixo mostramos, a título de exemplo, um extrato do CTE onde delimitamos as zonas por altura, de acordo com maior ou menor risco de impacto, onde o vidro de segurança deve ser instalado de acordo com a sua classificação.
A imagem mostra e pormenoriza como as áreas mais baixas de uma casa, e dependendo da localização dos diferentes tipos de vidros (áreas cinzentas), são mais suscetíveis ao impacto do que as mais altas. Portanto, nestas áreas é necessário a utilização de vidros laminados de segurança de classificação 2(B) 2 ou 1(B)1, conforme indicado.
Como exemplo, vamos classificar dois dos vidros laminados que podemos encontrar habitualmente, o vidro LamiGlass 44.1 e o LamiGlass 66.1. O primeiro (44.1), corresponde à classificação de segurança 2(B)2. E o segundo (66.1), corresponde à classificação 1(B)1. Portanto, nas zonas da casa com risco de impacto cuja altura em relação ao solo se situe entre 0,55m e 12m, poderíamos selecionar o LamiGlass 44.1 ou outro que também tenha a classificação 2(B)2. O LamiGlass 66.1 para as zonas de impacto que requeiram uma classificação 1(B)1. Para consultar as classificações de segurança dos vidros Guardian LamiGlass, clique aqui.
Nível 2: segurança contra tentativas de intrusão ou atos de vandalismo
Se queremos de janelas antirroubo ou anti vandalismo, há que ter claro que não basta apenas dispor de vidros de segurança do Nível 1 – segurança física. Estes casos requerem vidros cujo objetivo é retardar a possibilidade de entrada de intrusos através do vidro e que, possam resistir a impactos repetidos exercidos sobre eles, retardando a abertura ou dissuadindo o atacante.
Para garantir que estes vidros de segurança resistem a tais forças, a norma UN EN-356 contempla vários testes que permitem a classificação de resistência ao ataque manual e estabelece dois grupos de classificação (A e B), apresentando para cada tipo testes diferentes portanto, diferente classificação em função do resultado.
A classificação do grupo A classifica a resistência do vidro ao choque de um corpo duro, este teste é realizado com a queda de uma esfera de aço sobre o vidro (com 4kg e 10cm de diâmetro). O teste consiste em ter um vidro que receba impactos da esfera a partir de diferentes alturas e repetidas vezes sobre o mesmo ponto. As seguintes classificações de segurança resultam deste teste:
A classificação do grupo B classifica a resistência ao ataque com um martelo. Realiza-se executando um teste de impacto consecutivo no mesmo lugar do vidro com um martelo de 2kg acionado mecanicamente. Depois de ter alcançado o número estabelecido de golpes, só é admissível uma abertura máxima de 400×400 mm. Deste teste, resultam as seguintes classificações de segurança:
As classificações obtidas nos grupos A e B podem entender-se consecutivas quanto ao grau de proteção oferecido, embora o teste seja diferente.
Aqui pode encontrar a lista dos vidros LamiGlass que cumprem com as referidas classificações de segurança, segundo testes realizados por laboratórios independentes e certificados.
Em função das suas necessidades é importante que consulte um profissional que possa analisar as suas necessidades de forma a propôr o produto Guardian LamiGlass mais adequado para as suas janelas.