É o que proporciona o vidro inteligente Guardian Sun®, um dos mais inovadores do mercado e uma referência na sua gama.

Como evoluiu o vidro para as janelas?

Quando se fala de janelas, o correto é falar de vidro, embora seja frequente utilizar cristal em linguagem não profissional. Enquanto o cristal se pode encontrar na natureza, o vidro é um material fabricado pelo homem com elementos da natureza, que se destaca pela sua solidez, propriedades térmicas e resistência a químicos ativos.

Inicialmente, fabricar vidro consistia num processo muito caro e complexo ao qual apenas poucas pessoas podiam aceder. Posteriormente, o processo foi-se tornando mais acessível e, consequentemente, a utilização deste material em janelas foi-se generalizando. Com a chegada do século XX, tornou-se num elemento indispensável na construção. Atualmente, os tipos de vidro que se utilizam em janelas são muito diversos: vidro duplo ou triplo, vidro isolante, vidro de segurança, vidro acústico, vidro de baixa emissividade, vidro de controlo solar e vidros inteligentes.

  • Vidro simples: Atualmente é desaconselhada a utilização de um único vidro em janelas devido à sua baixa eficiência energética.
  • Vidro laminado de segurança: um vidro laminado é constituído por dois ou mais vidros unidos por uma película intercalar (normalmente, de plástico), que lhe confere maior resistência face a quebras e impactos.
  • Vidro laminado acústico: trata-se de um vidro laminado que incorpora uma película especial acústica e garante a possibilidade de redução do ruído até 42 dB em comparação com um vidro simples.
  • Vidro isolante: este vidro é conhecido como vidro duplo ou triplo e, hoje em dia, é a opção mais utilizada em janelas. Os vidros estão separados por uma câmara de ar (ou de gás árgon), o que melhora significativamente o seu isolamento térmico em comparação com um vidro simples. Num vidro isolante, é possível incorporar diferentes tipos de vidro para responder a diferentes necessidades: vidros de alto desempenho, vidros laminados, vidros laminados acústicos…
  • Vidro de baixa emissividade: neste tipo de vidro, é depositada uma camada de baixa emissividade sobre uma das faces do vidro. O isolamento térmico de um vidro duplo com um vidro de baixa emissividade pode ser até 50% superior a um vidro duplo com vidros standard, mas não garante um desempenho de controlo solar.
  • O vidro inteligente Guardian Sun® é o vidro mais adequado para as suas janelas novas. Integra as vantagens de um vidro de baixa emissividade e as de um vidro de controlo solar. O vidro inteligente não só evita a perda de calor no inverno, como também protege do calor no verão, melhorando o conforto e ajudando a reduzir o consumo em aquecimento e ar condicionado, sem perder a luz natural.

Como funciona o vidro inteligente Guardian Sun®?

O Guardian Sun® conta com a alta tecnologia, incorporando uma camada manetrónica que lhe confere propriedades de isolamento únicas. É necessário conhecer alguns conceitos técnicos para entender porque definimos o Guardian Sun® como um vidro inteligente:

Valor U ou transmitância térmica

O coeficiente de transmitância térmica ou valor U mede o intercâmbio de temperatura que ocorre entre o interior e o exterior. Trata-se de um indicador importante na escolha de um vidro porque determina a respetiva eficiência energética. Quanto menor for o valor U, maior será a capacidade de isolamento, ou seja, menos calor se perde no inverno e menos calor entrará no verão. Foram realizados estudos por organismos acreditados que demonstram que o Guardian Sun® atinge um valor U de 1,1 W/m2K: menos de metade de um vidro duplo standard (U=2,6 W/m2K).*

*Composição: vidro duplo, revestimento na face #2: Guardian Sun® 4/16/4.

Fator g ou fator solar do vidro

O fator solar (fator g) é uma percentagem que indica a quantidade de radiação solar infravermelha (a correspondente ao calor e não à luz) que atravessa o vidro de uma janela. Quanto menor for este número, maior será a proteção contra a radiação (calor) que chega ao interior da habitação. O Guardian Sun® deixa entrar 43% da radiação solar, permitindo a passagem de 70% da luz. Num vidro duplo normal, o valor g é de 79,3%, ou seja, deixa passar 30% mais radiação.

Redução ultravioleta

Nem sempre é tida em conta na altura de escolher janelas, mas determina o grau de “proteção” que os elementos da habitação (mobília, pavimento, cortinas…) terão face à radiação ultravioleta. Ou seja, a percentagem de raios UV que permanecerão fora da habitação e que não danificarão o mobiliário nem os têxteis da casa. Uma percentagem alta indica um bom desempenho e uma melhor manutenção dos nossos elementos de decoração, mesmo com as cortinas abertas. Um vidro duplo normal tem um índice de redução UV de 40%, sendo que esta percentagem aumenta até 80% (o dobro) com o vidro inteligente Guardian Sun®.

Comparação

Tipo de vidrioValor UG ValueReducción UV
Doble acristalamiento estándar (vidrio 4mm/cámara 16mm/vidrio 4mm)2.679.3%40.4%
Doble acristalamiento con Guardian Sun (Guardian Sun 4mm/cámara 16mm con gas argón/vidrio 4mm)1.143%80.7%

Um exemplo concreto de isolamento térmico com e sem vidro inteligente

Imaginemos que, numa casa orientada a noroeste em Madrid, se instalam janelas com corte térmico e vidro duplo.

Vamos analisar as duas opções que existem:

Vidro duplo normal

Não seria a opção ideal. Nestes casos, o nível U ou de transmitância térmica do vidro isolante raramente fica abaixo de 2,5.

Vidro duplo com vidro inteligente Guardian Sun®

Se, nessa mesma casa, forem instaladas janelas com Guardian Sun®, o desempenho será consideravelmente superior permitindo melhorar o conforto em qualquer época do ano e contribuindo para a redução do consumo energético. O valor U deste vidro pode alcançar 1,1, ou seja, a perda de temperatura é reduzida para quase metade.

Além disso…

O Guardian Sun® limita a quantidade de radiação, sobretudo nos meses de maior calor, e protege do calor excessivo. É a melhor solução para enfrentar o calor do sol no verão.

Se um vidro garante um bom isolamento e, além disso, ajuda a manter a eficiência energética, aí sim estamos a falar de um vidro inteligente. Este tipo de vidro pode-nos ajudar a poupar energia e é o recomendado para se candidatar aos apoios à eficiência energética atualmente em vigor para a substituição de janelas.

Quer saber mais?

Esperamos que este artigo tenha ajudado a esclarecer as suas dúvidas acerca do vidro inteligente Guardian Sun®. Caso pretenda obter mais informações ou necessitar de uma explicação pessoalmente, contacte com um profissional.

Comments are closed.