David
Olá, chamo-me David. Recentemente, comprámos uma quinta em La Vera, na Estremadura espanhola. Aqui faz muito frio, estamos no campo e a casa é antiga. Primeiro isolei o telhado. E agora, estou a pensar em substituir as janelas. Já me disseram que os vidros com gás árgon são os melhores vidros que existem para o frio. São os vidros que recomenda?
Nora, especialista em vidro
Olá David, Compreendo que queira assegurar uma temperatura confortável em sua casa. Que o calor do aquecimento não tenha qualquer fuga nos dias frios.
Vidros com um isolamento térmico superior:
Bem, para isso, o mais importante a considerar é o isolamento térmico dos vãos. Os vãos são, afinal, preenchidos por um caixilho e um vidro. Quanto ao vidro, saiba que existem vidros com isolamento térmico superior. Num clima tão extremo como o da Estremadura pode ser necessário recorrer a vidros inteligentes que não só tenham o isolamento térmico, como também outra qualidade – o controlo solar – para que esteja também preparado para os meses de verão. Pense na poupança nos consumos de eletricidade, de aquecimento e ar condicionado que poderia ter no final do ano.
O gás árgon:
O árgon não é mais do que um gás nobre que é adicionado à unidade de vidro por forma a otimizar um pouco mais o seu isolamento térmico. Pense nele como a cereja no cimo do bolo. Se adicionarmos vidro inteligente a um vidro duplo, aumentamos até 52% o isolamento térmico deste vidro isolante. Se adicionarmos ainda o árgon, obtemos um isolamento térmico adicional de 7%.
Lembre-se também, David, de se preocupar com os restantes elementos que compõem a sua casa pois o isolamento térmico não depende unicamente do vidro, existem também outros elementos, como as caixas de estore, paredes ou tetos, que têm grande influência.
Muito obrigado, David, pela sua questão, espero ter ajudado a esclarecer as suas dúvidas sobre o árgon.
Continue a aprender:
Como se pode medir o isolamento térmico?
Como isolar as suas janelas do frio e do calor?