Como se pode isolar do ruído
O ruído dos bares e esplanadas entra na sua casa? O barulho do trânsito não o deixa descansar? Seja qual for o ruído que o incomoda, existem soluções para melhorar o isolamento acústico das suas janelas, tornando a sua casa num lugar confortável.
Sabe realmente como o ruído o afeta?
Tem receio de iniciar o seu trabalho ou de ir para a cama porque o ruído do exterior o impede de se concentrar, ou de adormecer? O ruído pode atrapalhar o seu descanso, aumentar os seus níveis de stress ou afetar a sua capacidade de aprendizagem. Resumindo, afeta a sua saúde e altera a sua qualidade de vida.
O ruído à nossa volta
Para desfrutar da tranquilidade e do conforto de uma casa, os níveis máximos de ruído que se devem registar no interior são de 35 dB durante o dia e 30 dB à noite.
Considera que o ruído na sua casa ultrapassa estes valores? Existem apps para telemóvel que medem os decibéis na sua casa. É uma forma simples de avaliar se este é o seu caso e tomar medidas para se isolar do ruído.
De onde vem o ruído?
Existem várias razões pelas quais o ruído pode entrar na sua casa. As paredes, o pavimento ou o teto são alguns dos pontos fracos que permitem que o burburinho da rua irrompa na sua casa. Ainda que, sem qualquer dúvida, as fachadas e janelas sejam normalmente os principais elementos a ter em consideração ao pretender melhorar o isolamento acústico da sua casa.
Escute e
abrace o silêncio
Imagine que a sua casa é uma bolha onde se isola do ruído e da agitação exterior. Aquele lugar para o qual quer sempre voltar, repleto de silêncio e calma.
Bem, tudo isto é possível. Mesmo que esteja próxima de um aeroporto ou no centro da cidade mais movimentada do mundo. Existem soluções que permitem reduzir a entrada de barulhos indesejados e tornar a sua casa mais silenciosa e tranquila face ao ruído.
Se o ruído entra na sua casa, se se sente identificado com este problema, é provável que as suas janelas sejam antigas e tenham problemas de isolamento acústico. Para ajudar a isolar a sua casa do ponto de vista acústico, existem três fatores fundamentais a considerar:
A caixilharia e a qualidade do seu material
O ruído pode passar pelas juntas entre as janelas ou entre a caixilharia e a fachada. Um isolamento deficiente permitirá a entrada de ar e também de ruído. Portanto, deve também procurar o tipo de caixilharia que melhor se adapte a cada casa, seja em alumínio, PVC ou madeira. O importante é a qualidade da solução.
A instalação
Se no momento da instalação das janelas estas não estiverem bem vedadas, o ruído irá entrar, bem como correntes de ar, frio ou calor do exterior. Daí a importância de um adequado trabalho de instalação, executado de forma profissional.
O vidro
A escolha do vidro de uma janela é, sem dúvida, um dos mais importantes fatores para garantir que a sua casa se encontre bem isolada face ao ruído.
Efetivamente, o vidro representa cerca de 80% da superfície das janelas, por isso, selecionar o vidro mais adequado é importante para conseguir que o seu lar seja o mais possível silencioso e tranquilo.
Quais são as
suas necessidades?
Quais são as suas principais necessidades na hora de mudar as suas janelas? Melhorar o isolamento térmico, a segurança, o isolamento acústico? Talvez o aspeto, a entrada de luz, a garantia do produto, a durabilidade? A poupança energética? Vamos ajudá-lo a descobrir o vidro que melhor se adapta à sua casa.