O vidro é uma barreira contra a perda ou ganho de calor indesejado

O vidro ocupa 80% da superfície de uma janela e é o elemento mais exposto, pelo que é o elemento que terá maior influência no isolamento térmico do vão. Atua como uma barreira invisível contra o exterior – ruído, frio, calor excessivo, entre outros – e proporciona o melhor do sol: a luz natural.

Distinguir entre vidro e cristal

Quando se fala de janelas, o correto é falar de vidro, embora seja frequente utilizar cristal em linguagem não profissional. Enquanto o cristal se pode encontrar na natureza, o vidro é um material fabricado pelo homem com elementos da natureza, que se destaca pela sua solidez, propriedades térmicas e resistência a químicos ativos.

Vidro simples e vidro duplo

Até há pouco tempo, costumava-se usar um único vidro nas janelas, conhecido como “janelas com vidro simples”. Hoje em dia, esta alternativa não se utiliza devido ao seu reduzido isolamento térmico e a grande maioria das janelas que se instalam atualmente nas habitações incluem o que é conhecido como “vidro duplo” ou vidro isolante.

Um vidro duplo é um conjunto que inclui um vidro exterior, uma câmara intermédia com ar ou gás e outro vidro interior. No entanto, é importante notar que nem todos os vidros duplos são iguais. Se quisermos otimizar o isolamento térmico ou melhorar o desempenho, podemos escolher vidros eficientes que melhorem o desempenho de toda a janela.

Tipos de vidro para as janelas

Segundo as necessidades da sua casa, poderá optar por:

  • Vidro revestido de baixa emissividade para isolar do frio
  • Vidro revestido de baixa emissividade e de controlo solar para isolar do frio no inverno e do calor no verão
  • Vidro laminado de segurança para maior proteção
  • Vidro laminado acústico para maior isolamento acústico

Que aspetos deve ter em conta antes de tomar uma decisão

No processo de escolher a melhor janela com o vidro mais adequado, certamente irá reparar em coisas em que não tinha reparado antes ou irá refletir sobre a importância de um vidro eficiente que ajude a poupar energia. A decisão é complexa e implica um investimento para o futuro. Para tomar a melhor decisão, comece por responder às perguntas que se seguem.

Quer reduzir o valor da sua fatura energética?

Substituir as janelas pode-me ajudar a reduzir os gastos com energia?

Até 38% nas faturas de ar condicionado e uma média de 14% nas faturas de eletricidade e gás.

Um estudo realizado pela Tecnalia concluiu que, mantendo estáveis a maioria das variáveis (localização, tipo de aquecimento, metros quadrados…), substituir janelas de alumínio sem rotura de ponte térmica e um vidro simples por janelas mais eficientes com corte térmico e vidro inteligente Guardian Sun permitiu obter uma redução de até 38% nas faturas de ar condicionado e até 14%, em média, nas da eletricidade e gás.

Para avaliar a eficiência térmica de uma janela, a primeira coisa a fazer é verificar o valor U de transmitância térmica. Este valor indica o nível de transmissão de temperatura entre o interior e o exterior, o que significa que, quanto mais baixo for, melhor será o desempenho térmico da janela.

Por exemplo, um vidro duplo 4/16/4 com vidro inteligente Guardian Sun (vidro com baixa emissividade + controlo solar) possui um valor U de 1,3 W/(m²K). Se a este exemplo adicionarmos gás árgon na câmara, o valor U é reduzido até 1,1 W/(m²K), menos da metade de um vidro duplo sem vidro de camada eficiente (U=2,6 W/m2K).

Quão grandes são as suas janelas?

A exposição à envolvente exterior de uma habitação não será a mesma se a superfície a aplicar vidro for muito grande, como é o caso de marquises ou encerramentos de esplanada. Nestes casos, a incidência de sol, vento e chuva será muito mais intensa, e tanto o vidro como o caixilho terão de manter um ótimo desempenho. Para janelas standard um vidro inteligente Guardian Sun é suficiente, mas se os vãos forem de dimensão considerável, superior a 2 m², e estiverem expostos ao sol, a opção mais recomendável é o vidro SNX 60, ideal para janelas grandes graças à sua maior proteção solar.

Qual é o nível de ruído da envolvente?

Esta questão é importante porque, se as suas janelas estiverem viradas para uma praça movimentada, uma rua movimentada ou uma estrada com trânsito intenso, é possível acabar com grande parte do ruído, alvoroço e demais barulhos que têm lugar, sobretudo nas grandes cidades. É especialmente necessário pensar nesta questão se se tratar da janela de um quarto, um espaço que promove a serenidade, tranquilidade e descanso. É possível combinar vidros laminados acústicos, como o Guardian LamiGlass Acoustic, com vidros eficientes numa mesma janela, para que, além da redução de ruído, se consiga um melhor isolamento térmico, tanto no inverno como no verão.

Pretende melhorar a sua segurança?

Esta questão é de grande importância para apartamentos de rés-do-chão, sótãos ou divisões de mais fácil acesso. Se a segurança da sua casa é algo que o preocupa, existem vidros pensados para este propósito. No caso do Guardian Lamiglass, o vidro laminado funciona tanto para o exterior, dificultando possíveis assaltos, como para o interior, protegendo os residentes em caso de impacto.

Vidros para janelas: Que tipos de vidro existem?

Vidro isolante com um vidro revestido de baixa emissividade

A um dos vidros que constituem um vidro duplo (ou unidade de vidro isolante) é aplicada uma película invisível permanente de óxidos metálicos ao olho humano com a capacidade de melhorar o isolamento térmico. Em suma, esta película de última geração conserva a temperatura ambiente da habitação no inverno. A melhoria em relação a um vidro duplo sem vidro revestido de baixa emissividade pode chegar aos 50%.

Vidro isolante com um vidro revestido de baixa emissividade e controlo solar

A melhor opção para as nossas janelas quando procuramos otimizar o conforto da nossa casa. Trata-se de vidros revestidos com benefícios de baixa emissividade e controlo solar, ou seja, que isolam do frio no inverno e do calor no verão. Desta forma, não só se minimiza a perda de temperatura entre o interior e o exterior da habitação, como também se aumenta a proteção contra a radiação solar. A proteção solar consegue-se aplicando, sobre uma das faces do vidro, uma camada permanente de óxidos metálicos com propriedades de isolamento térmico e controlo solar. O valor U de um vidro duplo com vidro inteligente Guardian Sun pode alcançar 1,1 W/(m²K) e com um fator solar de 0,43, ou seja, apenas 43% da radiação solar entra no interior.

Vidro laminado ou vidro de segurança

Os vidros laminados, como os Guardian LamiGlass, também designados “vidros de segurança”, são fabricados unindo dois vidros com uma película intermédia transparente (denominada PVB). Este conjunto tem a aparência de um único vidro, mas, em caso de quebra, os fragmentos ficam presos à película, proporcionando assim maior segurança. Podem ser incluídos num conjunto de vidro duplo, combinado com um vidro inteligente Guardian Sun, para otimizar a eficiência energética.

Vidro laminado acústico

Tal como os vidros de segurança, o vidro laminado acústico une dois vidros com uma película intercalar. Neste caso, esta película é especialmente concebida para atenuar o ruído. O Guardian Lamiglass Acoustic consegue reduzir o ruído em mais de 40%, em comparação com um vidro duplo normal (30 dB < 42 db). Também neste caso, recomenda-se combinar o vidro laminado acústico, num conjunto de vidro duplo, com um vidro inteligente Guardian Sun. Assim, além de melhorar o isolamento acústico das suas janelas, poderá também melhorar o isolamento térmico e reduzir o consumo do aquecimento e/ou ar condicionado.

Agora, já dispõe de mais informação para fazer a sua escolha

Agora, já tem noção das diferenças entre os vários tipos de vidros para janelas, bem como das diferentes variáveis que se devem ter em conta antes de se optar por um ou outro. Se quiser privilegiar o isolamento térmico em todas as estações, lembre-se de incorporar um vidro Guardian Sun. Se, além disso, pela localização ou pelo tipo de uso, for necessário melhorar o isolamento térmico ou a segurança, poderá adicionar também um vidro laminado ao conjunto.

Deixe-se aconselhar por um profissional da área

Esperamos que estas informações lhe tenham sido úteis para ter um conhecimento básico sobre os diferentes tipos de vidro que existem, já que o ajudarão quando der início ao processo de compra. Não hesite em consultar e deixar-se guiar por um profissional da área.

Comments are closed.