Glosario
Conceitos que deve conhecer para escolher os vidros das janelas
Por vezes, na escolha do vidro que necessita, irá deparar-se com palavras novas, cujo significado não conhece. É quase como aprender uma língua estrangeira. Com esta listagem que preparámos, queremos ajudá-lo a compreender o vocabulário utilizado pelos profissionais do vidro para que consiga compreender as diferentes alternativas e escolher a que melhor se adapta ao seu caso.
Transmitância térmica ou valor U
- O valor U é uma medida do ganho ou perda de calor através de um material devido à diferença entre as temperaturas do ar interior e exterior. O valor U também é conhecido como coeficiente de transmissão térmica.
- É medido em W/m2K (watt por metro quadrado, Kelvin) e quanto mais baixo for, menos energia passará entre as duas faces e, portanto, melhor será a sua capacidade de isolamento.
- O valor U de uma janela depende dos valores U dos diferentes materiais que a compõem, incluindo o vidro (valor Ug)
Fator solar (g)
O fator solar (g) é a relação entre a quantidade de radiação solar que passa através do vidro de uma janela em relação à radiação solar total que incide sobre o referido vidro. Quanto menor o fator solar, menor é a quantidade de radiação solar que passa para o interior.
Portanto, um fator solar de um vidro (g) de 75% indica-nos que 75% da energia solar que o vidro recebe entra dentro de casa, e um fator solar de um vidro (g) de 43% indica-nos que apenas 43% da radiação solar recebida passaria através do vidro da janela.
Raios Ultravioleta
Os raios ultravioleta são responsáveis pela descoloração dos nossos móveis ou têxteis-lar. O vidro laminado reduz a passagem dos raios ultravioleta em mais de 95%.
Transmissão de luz (Tl)
A transmissão de luz (Tl) é a percentagem de luz visível que passa através de um vidro em relação à luz incidente. Quanto maior a percentagem de transmissão de luz, mais luz natural é transmitida para o interior do espaço.
Reflexão Luminosa
É a percentagem da energia luminosa refletida em relação ao fluxo luminoso incidente.
Vidro isolante, Unidade de vidro isolante (UVI), Vidros duplos ou Vidros triplos
É assim chamado o conjunto composto por dois ou mais vidros, ligados por um perfil espaçador perimetral, criando uma câmara selada de ar desidratado. Esta câmara pode também ser preenchida com gás árgon, aumentando a sua capacidade de isolamento.
Os vidros montados numa Unidade de Vidro Isolante são fundamentais para alcançar os benefícios desejados: luz natural, controlo solar, isolamento térmico, isolamento acústico, segurança, filtro dos raios UV, etc.
Vidros de baixa emissividade (Low-e)
Os vidros de baixa emissividade (low-e) são vidros que melhoram o isolamento térmico, no seu fabrico é aplicada uma capa transparente que ajuda na redução das perdas térmicas. Estes vidros têm um valor U menor do que o vidro standard e melhoram o conforto térmico nos espaços interiores. No caso da gama de vidros Guardian Glass, estes são designados de ClimaGuard Premium2.
Os vidros Guardian Sun e Guardian SNX 60 possuem as duas propriedades: baixa emissividade e controlo solar, permitindo maior conforto quando o sol incide nos edifícios.
Vidros de controlo solar
Os vidros de controlo solar são vidros de capa que reduzem a entrada do calor do sol. Estes vidros proporcionam conforto térmico no interior dos edifícios e ajudam a reduzir os custos com ar condicionado.
Vidros de capa
Estes vidros são obtidos através da deposição de uma capa de óxidos metálicos na face do vidro, permitem a entrada de luz natural e melhorar o controlo energético, resultando num maior conforto e numa poupança energética significativa. Os vidros de capa dividem-se em vidros de controlo solar, que refletem a energia solar; vidros de baixa emissividade, que reduzem a transmissão/perdas de energia; e vidros de alto desempenho ou seletivos, com as duas funções.