Os vidros duplos com vidro de capa com alto desempenho foram concebidos para reduzir ao máximo o consumo energético das casas.
Em que consiste um vidro com isolamento térmico?
Em termos de eficiência energética, a melhor solução seria incorporar vidro duplo (ou triplo), ou seja, um conjunto formado por um vidro, uma câmara de ar intermédia e outro vidro, sendo um dos vidros o vidro inteligente Guardian Sun, que melhorará o isolamento face ao frio no inverno e ao calor no verão.
Este vidro com uma capa de baixa emissividade e de controlo solar funciona como uma barreira térmica e tem um impacto considerável na poupança em custos de climatização. Com efeito, o consumo em aquecimento constitui entre 25 e 40% do total de energia de uma casa e a instalação de janelas termicamente eficientes pode ajudar a reduzir este indicador até metade.
Principais vantagens
- Poupe nas faturas de aquecimento e ar condicionado.
- Sinta-se confortável em casa sem ter de usar várias camadas de roupa, ainda que os termómetros marquem temperaturas abaixo de zero no exterior.
- Evite um calor sufocante em casa, ainda que as temperaturas sejam extremas nos meses de verão.
- Desfrute da luz natural na sua casa e aprecie as vistas.
Como funcionam os vidros de isolamento térmico?
Os vidros com capa de baixa emissividade e de controlo solar reduzem a perda de temperatura entre o interior e o exterior independentemente da época do ano.
Em alguns casos, para se conseguir um isolamento ainda melhor, pode-se incorporar gás árgon na câmara do vidro duplo. É importante sublinhar que estas opções funcionam de forma conjunta; de pouco servirá que a câmara de ar esteja cheia de gás se o vidro isolante não incorporar um vidro de capa.
Neste vídeo, a nossa colega Nora explica como escolher um vidro que melhore o isolamento térmico.
Escolher um bom vidro, juntamente com uma correta instalação por parte de um profissional, converte as janelas da casa num aliado para reduzir o consumo energético.
Que impacto tem a espessura da câmara?
Para entender a espessura de cada uma das partes dos vidros duplos, é necessário consultar a respetiva ficha técnica. O habitual é que figurem três dígitos separados por uma barra: 6/16/4… 6/14/4… etc. Tal indica, por esta ordem, a espessura em milímetros do primeiro vidro, da câmara de ar (ou de árgon) e do segundo vidro.
Na Guardian, recomendamos espessuras de câmara que vão desde os 14 até aos 16 mm, dado que isto contribuirá para um melhor isolamento térmico e acústico da habitação.
Neste vídeo, a nossa colega Nora explica detalhadamente a composição de um vidro duplo.
Quanto posso poupar com vidros de isolamento térmico?
A poupança energética média dependerá de vários fatores, como o tipo de janelas, a orientação da habitação, o tipo de aquecimento e, inclusive, o ano de construção. A título indicativo, podemos basear-nos num estudo realizado pela Tecnalia para uma moradia de 100 m2 em Madrid virada para noroeste e climatização com bomba de frio/calor.
Para este estudo, foram substituídos os vidros duplos sem vidro de capa por vidros duplos com vidro inteligente Guardian Sun. O relatório concluiu que a poupança pode chegar até 38% nas faturas de ar condicionado e até 14%, em média, nas de luz e gás.
O que é necessário ter em conta ao escolher um vidro isolante?
Há dois indicadores que são fundamentais: o valor U e o fator solar.
Valor U ou de transmissão térmica
Quando menor for este indicador, menor será a transferência de calor através do vidro e, por conseguinte, melhor serão as características térmicas do vidro.
No caso de vidro duplo sem vidro de capa 4/16/4, o valor U rondará os 2,6/2,7 W/(m² · K). Se a esse mesmo conjunto incorporamos um vidro com baixa emissividade e controlo solar, como o vidro inteligente Guardian Sun, o valor U é reduzido até 1,3 W/(m² · K) ou mesmo 1,1 W/(m² · K), caso a câmara contenha gás árgon. Ou seja, o isolamento térmico aumenta quase 50%!
Fator solar
As janelas também têm um papel no que toca a evitar que a nossa casa seja inundada com calor extremo. Por isso, o fator solar (a % de calor procedente do sol que entra na habitação) será um indicador fundamental no que diz respeito aos meses de maior calor. Tomando por base o mesmo exemplo do parágrafo anterior, um conjunto de vidro duplo sem vidro de capa de controlo solar deixará passar cerca de 79% da radiação solar, enquanto que, incorporando um vidro Guardian Sun, esta percentagem é reduzida até 43%.
A importância do técnico de instalação
A instalação de uma boa janela com vidro duplo com Guardian Sun requer o trabalho de um profissional, condição sine qua non para tirar o máximo partido das possibilidades que este tipo de vidro oferece. Isto porque na instalação fazem falta conhecimentos de estanqueidade, compatibilidade, fixação e drenagem dos materiais que apenas podem ser executados por alguém com conhecimentos e experiência. Depois de investir em bons vidros, seria um autêntico desastre deixar buracos na estrutura ou peças do perfil que não encaixem corretamente. Tanto o consumo em climatização como o conforto da casa poderiam ver-se negativamente afetados.