Quais são as condições?

É importante saber que as condições de cada Programa apoio à de Reabilitação Energética podem variar de uma cidade ou comunidade para a outra.

Tal como referido, os Programas apontam geralmente para a melhoria da eficiência energética dos edifícios e isto só se consegue com a substituição de elementos pouco isoladores por materiais que aumentam a capacidade isolante do edifício.

A substituição de janelas pode estar condicionada a uma melhoria das prestações de isolamento térmico e/ou controlo solar da nova janela em relação à anterior. Para isso, os vidros isolantes requeridos, na maioria dos casos, devem ter um valor U igual ou inferior a 1,4 e/ou um fator solar igual ou inferior a 43%.

Quais os benefícios?

A comparticipação concedida pelas diferentes entidades é o primeiro benefício que encontra enquanto utilizador final. Mas o que é realmente importante é a poupança energética* que poderá conseguir com a substituição de umas janelas pouco eficientes por umas eficientes, e a poupança económica na fatura mensal da eletricidade e gás. Nunca esquecendo o conforto do seu lar.

* Resultados obtidos em estudo realizado pela TECNALIA, para uma casa de 100 m2 em Madrid construída antes de 2006 com orientação noroeste, onde foi substituído um vidro duplo standard 4/6/4 por caixilharia de alumínio sem corte térmico por vidros duplos com Guardian Sun 4/16/4, árgon e corte térmico. Aquecimento e ar condicionado por sistema de bomba de calor.

Que Programas se encontram em vigor?

A cada momento, os programas e planos podem ser diferentes. O importante é ter em conta a melhoria do conforto do seu lar e a poupança energética da sua nova janela eficiente.

Recomendamos que se informe relativamente aos Programas em vigor a cada momento. Apresentamos-lhe aqui uma lista meramente informativa das possibilidades em Portugal e Espanha, mas tenha em conta que esta lista não é exaustiva e não exclui a consulta a outras fontes de informação para encontrar todos os detalhes dos programas ativos e os seus requisitos.

  • Portugal: Programa de apoio, ‘Vale Eficiência’ que visa financiar obras de eficiência energética feitas por 100 mil famílias que vivem em situação de pobreza energética.

Pode também consultar um profissional das janelas na sua localidade.

Comments are closed.