Por este motivo, preparámos um guia para este processo, uma lista com as perguntas que o ajudarão a tomar a melhor decisão tendo em conta as suas necessidades. Esperamos que lhe seja útil!
Em que estado estão as suas janelas?
Por vezes, a decisão de substituir janelas deve-se ao facto de se encontrarem em mau estado ou serem muito antigas. Nestes casos, a decisão já está tomada. O estado das janelas é o primeiro sinal de que devem ser substituídas, mas não é o único.
Porque deve substituir as suas janelas?
O principal motivo é para otimizar o isolamento e a eficiência energética da sua casa, o que, por sua vez, o ajudará a reduzir os custos com aquecimento e ar condicionado.
Além disso, substituir as janelas pode trazer outros benefícios, como melhorar a estética e aumentar a segurança e o conforto. Por exemplo, servirão para desfrutar da luz do sol, para aumentar a proteção face a impactos fortuitos, para minimizar o impacto acústico do exterior ou para aproveitar todas as vantagens de uma bela vista. São um elemento a ter em conta para melhorar a sua qualidade de vida.
Foque-se no mais importante para si
O mais importante é identificar as necessidades mais importantes para a sua casa. Pode fazer perguntas como:
- Entra muito calor pelas janelas da minha casa?
- Sinto frio quando me aproximo para olhar através do vidro das minhas janelas?
- Tenho receio que os meus filhos se aproximem das janelas, porque pode acontecer algum acidente?
- Acho que gasto muita energia na minha casa e gostaria de melhorar a eficiência energética.
- Entra muito barulho do exterior?
- Existe algum requisito estético ou legal que deva ter em consideração?
- Existem apoios ou subsídios para a substituição de janelas?
Estas perguntas ajudá-lo-ão a identificar a melhor solução para as novas janelas da sua casa. Poderá tomar uma decisão com base no que constata e nos respetivos motivos. Não tardará a dar-se conta de tudo o que umas boas janelas podem oferecer, mas… como poderá saber quais são as janelas ideais para si?
Partes que compõem uma janela
Primeiro, é necessário conhecer as partes que compõem uma janela e entender o seu papel separadamente. O importante é a janela no seu todo e como responde às nossas necessidades.
Uma janela é composta pelo vidro, caixilho, dobradiças e ferragens e o vão do estore.
O vidro
O vidro ocupa 80% da superfície de uma janela e, por isso, é o elemento que terá maior impacto em termos de eficiência. Será um dos pontos que deverá analisar mais ao pormenor no momento de escolher as suas novas janelas, pedindo informações técnicas e deixando-se aconselhar por um profissional, uma vez que os vidros não são todos iguais.
Para conseguir uma melhoria da eficiência térmica, não serve qualquer vidro. É importante ter em conta a espessura da câmara de ar, o valor U ou de transmissão térmica (quanto mais baixo, melhor), o fator de proteção solar (quanto mais baixo, melhor) ou o seu filtro de radiação UV. Mais à frente, explicamos os diferentes tipos de vidro e os respetivos desempenhos.
Caixilho fixo
Trata-se da estrutura que rodeia e sustenta a janela. O caixilho fixo pode ser de diferentes materiais, como madeira, alumínio ou PVC.
Dobradiças e ferragens
A sua função é permitir que as janelas abram e fechem facilmente ao longo do tempo, sem fricção. Existem vários tipos de dobradiças e de ferragens, segundo o tipo de janela e sistema de abertura.
Caixa do estore
Proporciona suporte e estabilidade e, ao mesmo tempo, oculta o mecanismo de abertura e fecho do estore. A caixa do estore pode estar coberta por uma grelha ou por uma cobertura que abra para facilitar o acesso ao interior. Existem diferentes tipos de vãos em função do material de fabrico e do sistema de abertura ou fecho. Os mais comuns são de alumínio, PVC ou madeira, de abertura manual ou elétrica.
Que tipo de vidro é o mais adequado para mim?
Existem diferentes tipos de vidro e, muitas vezes, não pensamos nisso ao comprar as nossas novas janelas. Vamos tentar ajudá-lo neste processo.
Vidro duplo (ou triplo)
Hoje em dia, é comum instalar vidro duplo nas janelas: dois vidros separados entre si por uma câmara de ar ou gás árgon, que melhora o isolamento térmico em comparação com um vidro único. Atualmente, existem vidros de alto desempenho que, quando incorporados num conjunto de vidro duplo ou triplo, melhoram significativamente o isolamento térmico. Um duplo envidraçamento com vidros standard não é a melhor opção que existe atualmente para as nossas janelas.
Num vidro duplo, podem incorporar-se diferentes tipos de vidro para conseguir um isolamento térmico reforçado no inverno, isolamento do calor no verão, isolamento acústico, proteção contra impactos, etc.
O que é a câmara num vidro duplo?
A sua espessura é indicada na ficha técnica em milímetros, pelo que, se o técnico de instalação recomendar um vidro de isolamento hermético (ou vidro duplo) 4/16/4, estará a referir-se à espessura do primeiro vidro (4 mm), da câmara (16 mm) e do segundo vidro (4 mm). Na Guardian Glass, recomendamos que opte por câmaras entre 14 e 18 mm, para melhorar o isolamento térmico e acústico. Se pretende reforçar o isolamento do vidro duplo, pode substituir o ar por gás árgon, mas não se esqueça de garantir que tem um vidro revestido de alto desempenho, porque será essa a forma de reduzir a perda de temperatura entre o interior e o exterior.
Tipos de vidro
De seguida, explicamos os diferentes tipos de vidro que existem e o respetivo desempenho, bem como os valores técnicos: o valor U, que mede o isolamento térmico (quanto mais baixo, melhor), o fator de proteção solar ou valor g e o nível de segurança ou atenuação acústica.
- Vidro revestido de baixa emissividade – Low E: Numa das faces do vidro, é aplicado um tratamento de óxidos metálicos invisível a olho nu que tem a propriedade de isolar termicamente. A melhoria em relação a um vidro duplo sem este tipo de vidro revestido pode chegar aos 50%, passando de um valor U de 2,7 para um valor U de 1,3!
- Vidro revestido de baixa emissividade e com controlo solar : Esta é a opção ideal quando procuramos proteger-nos do frio no inverno e do calor no verão, sem perder luz natural e continuando a poder desfrutar das vistas através da nossa janela. São aplicadas duas camadas ao vidro, uma de baixa emissividade e outra de controlo solar. O vidro inteligente incorporado num vidro duplo, deixa passar apenas 43% da energia solar para o interior da casa. Além disso, oferece um isolamento térmico ideal com um valor U de apenas 1,1 W/(m2 K). Sem esquecer a melhoria da eficiência energética da sua casa: até 38% de poupança nas faturas de ar condicionado e até 14%, em média, nas faturas de eletricidade e gás, segundo os resultados obtidos no estudo realizado pela Tecnalia.
- Vidro laminado ou vidro de proteção: Os vidros laminados, também designados “de proteção”, são fabricados unindo dois vidros entre si com uma película transparente (denominada PVB). Simula a aparência de um vidro único mas, em caso de quebra por impacto acidental, os fragmentos ficam presos a esta película. É possível combinar estes vidros com os anteriores, para maior segurança e melhor isolamento no inverno e no verão.
- Vidro laminado acústico: Tal como os vidros laminados de proteção, o vidro laminado acústico une dois vidros com uma película intercalar. Neste caso, a película destina-se a atenuar o ruído e contribui para melhorar o isolamento acústico através das janelas. Com este vidro, obterá segurança e isolamento acústico e, quando combinado com vidros revestidos, propriedades de isolamento térmico.
Diferenças entre PVC, alumínio e madeira
Atualmente, existem janelas eficientes com excelente desempenho em qualquer dos materiais que se utilizam no fabrico de janelas. É importante poder contar com boas qualidades e com o aconselhamento de um profissional, que lhe poderá explicar detalhadamente qual a melhor solução para a sua casa. E não se esqueça de que o vidro representa 80% da superfície da janela, pelo que é fundamental ter um vidro revestido de alto desempenho na sua nova janela para melhorar o isolamento térmico.
PVC
O PVC é um material resistente, duradouro e fácil de limpar, que permanece inalterado perante os efeitos do clima e da poluição. Os perfis deste tipo estão reforçados no seu interior com aço galvanizado, o que lhes confere solidez estrutural, e os cantos das janelas não se aparafusam, mas são hermeticamente soldados, aumentando a resistência à infiltração de água ou ar.
Alumínio
Uma das vantagens reside no facto de ser um material muito resistente. Uma vez lacado e tratado para o exterior possui uma vida útil muito longa. Oferece um comportamento muito exigente face à corrosão e não é inflamável. A nível estético, é um dos materiais mais versáteis e permite infinitas possibilidades. Podem encontrar-se perfis ou caixilhos numa ampla gama de cores e acabamentos, graças sobretudo a duas técnicas: o lacado e o folheado. Atualmente, as janelas de alumínio podem contar com ruptura de ponte térmica (RPT), o que melhora o seu desempenho face ao frio ou ao calor.
Madeira
Por sua vez, a madeira é um dos materiais mais antigos usados para a construção de acabamentos e perfis de janelas. O seu principal ponto forte consiste em ser um perfeito isolante. O catálogo de janelas de madeira evoluiu muito nos últimos anos e surgiram tratamentos para exterior e interior que fortalecem a sua preservação, bem como diversos tipos de madeiras e estilos.
Tipos de abertura
Como já explicámos anteriormente, existem várias formas de abrir uma janela. A forma em que as janelas se adaptam ao espaço será um elemento importante, porque ajudá-lo-ão a tirar o máximo partido da luz e da ventilação. Por exemplo, se souber que um eletrodoméstico irá ficar junto à janela ou caso queira evitar correntes de ar desagradáveis.
Os tipos de abertura diferenciam-se pelo seu movimento, sendo que os mais comuns são de batente ou basculante, rotativa-basculante, de correr ou fixa.
Tenho de pedir autorização para substituir as janelas?
Deverá garantir que cumpre as normas e os regulamentos aplicáveis. Recomendamos que peça aconselhamento a um profissional da área.
Aos proprietários
Os condomínios estabelecem determinados requisitos a nível estético para os moradores que queiram substituir as janelas da sua casa. Tendo em conta que as janelas são elementos comuns, aconselhamo-lo a consultar previamente o condomínio.
Às administrações
O tipo de autorização, caso seja necessário, varia segundo cada município. Poderá pedir aconselhamento à empresa contratada para fazer a instalação das janelas.
Quanto custa substituir uma janela?
Responder a esta pergunta é a parte mais complexa. Como vimos até agora, o custo de substituir uma janela pode variar consoante fatores como a dimensão e o material, o lugar onde se encontra o edifício, o tipo de instalação necessário e o custo da mão de obra na zona. o custo de substituir uma janela de tamanho standard pode oscilar, em média, entre os 300 € e os 800 € por janela, mas é possível que alguns trabalhos possam ser mais caros ou mais baratos.
Quando tiver estabelecido prioridades em função de cada elemento detalhado neste guia (vidro, caixilho, abertura…), poderá fazer uma avaliação do preço que está disposto a pagar. Poderá ser útil obter vários orçamentos para ter uma ideia dos preços praticados na sua zona. Tenha em mente que o custo final pode aumentar se forem necessárias reparações ou melhorias adicionais no emolduramento da janela ou na parede circundante. A melhor reflexão que se pode fazer sobre o preço de substituir janelas é que não se trata de um gasto, mas sim de investimento, uma vez que, a longo prazo, será uma decisão que lhe permitirá poupar mais em aquecimento e ar condicionado.
Como ler um orçamento para janelas?
O orçamento é o documento que descreve o trabalho a realizar e o custo por cada item. É comum dividir-se em vários blocos:
Descrição do trabalho: Descrição detalhada do trabalho que se vai realizar, incluindo o número de janelas que se vão instalar ou substituir, o tipo, tamanho e material.
Materiais: Custo total dos materiais necessários para o trabalho.
Mão de obra: Custo da mão de obra necessária para concluir o trabalho.
Outros: Os orçamentos também podem incluir outros custos, como o transporte, o aluguer de equipamentos especiais ou a gestão das licenças necessárias.
Estas quatro secções darão como resultado um total, ao qual será aplicado o IVA correspondente.
Apoios à eficiência energética e à substituição de janelas
existem possíveis enquadramentos de apoios, subsídios e deduções nos destinados a melhorar a eficiência energética do sector imobiliário. É provável que agora seja a melhor altura para incluir a substituição das janelas na remodelação da sua casa.
Estes programas vão desde 20% até 80% do investimento.
Substituir as janelas poderá ajudá-lo a cumprir os requisitos dos apoios?
Segundo os cálculos realizados com o software CE3X pela Guardian Glass para uma habitação com 108 m² em Madrid, a substituição de janelas ineficientes com vidro simples por outras com vidro duplo com vidro inteligente Guardian Sun 4/16/4 pode reduzir o consumo de energia de toda a casa em 10%. Ou seja, só com esta medida estaríamos a cumprir o requisito de 7% necessário para a candidatura a apoios de eficiência energética.
No entanto, e dado que nem todas as casas são iguais nem têm as mesmas condições, na Guardian Glass recomendamos que procure aconselhamento junto de um profissional da área.
Instalação: porquê recorrer a um profissional
A colocação de uma janela é o último passo do processo e também um dos mais decisivos. De nada servirão as investigações prévias se deixar a instalação das janelas nas mãos de alguém não profissional, sem a devida formação ou que não ofereça as melhores garantias. Não é o habitual, mas pode acontecer que uma boa janela não cumpra as expetativas devido a uma má instalação ou a um mau isolamento do perímetro em que foi colocada. Uma instalação inadequada é uma autêntica fonte de problemas a longo prazo. Um técnico de instalação profissional poderá orientá-lo neste processo. Antes de qualquer intervenção, deverá assinar os orçamentos e receber a fatura e as garantias, tanto dos materiais utilizados como da mão de obra.
Este é o momento ideal para substituir as suas janelas
Com este artigo, tentámos ajudá-lo a tomar a melhor decisão e esperamos ter esclarecido as suas dúvidas sobre o processo de substituir as janelas. Resumidamente, as suas necessidades irão ditar as decisões, o investimento irá ter impacto no consumo de aquecimento e de ar condicionado e um vidro eficiente de alto desempenho, como o Guardian Sun, é imprescindível numa boa janela.
Além disso, existem atualmente programas de apoio que garantem subsídios para a aquisição de janelas eficientes. Talvez agora seja a altura certa para substituir as suas janelas.