O valor U é uma medida do ganho ou perda de calor através de um material devido à diferença entre as temperaturas do ar interior e exterior. O valor U também é conhecido como coeficiente de transferência de calor. É medido em W/m2.K (watt por metro quadrado, Kelvin) e quanto mais baixo é este valor, melhor é o desempenho do isolamento.
O valor U de uma janela depende dos valores U dos diferentes materiais que a compõem, incluindo o vidro (valor Ug).
O profissional que venha a contactar poderá fornecer-lhe essas informações conjuntamente com o seu orçamento e ficha técnica, ou após a instalação, onde o valor U total da janela é credenciado. Exemplo de declaração de desempenho de uma janela com o valor U de transmitância térmica:
O valor U de diferentes tipos de vidro:
Como pode ver neste gráfico, a integração de um vidro duplo numa janela em vez de um vidro único significou, no final dos anos 80, uma redução de até mais de 50% no valor U ou na melhoria do isolamento térmico.
Também pode ver que, se um vidro de altas prestações for adicionado ao vidro duplo, obtém-se uma redução adicional de até 50% do valor U, ou seja, a capacidade de isolamento do conjunto melhora significativamente.
Os vidros de capa são assim chamados porque são cobertos por uma capa transparente que lhes confere propriedades de isolamento térmico e controlo solar, como é o caso dos vidros de capa Guardian Sun e Guardian SNX 60. Todos eles ajudam a melhorar o conforto da sua casa e contribuem para a poupança no uso do aquecimento e ar condicionado.
Será preferível optar por um vidro duplo com capa do que por um vidro triplo sem vidro de capa, referindo-nos ao valor U, conforme explicado no gráfico.
É importante sublinhar que, erradamente, se pensa que somente com o aumento do número de vidros, passando de vidros duplos para triplos, por exemplo, se obtém um melhor valor U. A verdade é que este investimento não é tão eficaz se, pelo menos, não for incorporado um vidro de capa.
No que se refere ao melhor valor U, é preferível optar por um vidro duplo contemplando um vidro de capa que por uma solução de vidro triplo sem qualquer vidro de capa, como se pode ver no gráfico.
Árgon e os seus benefícios
Se procuramos aumentar o isolamento térmico de uma janela, o gás árgon é um elemento que ajuda a melhorá-la, desde que combinado com um vidro de capa com isolamento térmico, como os vidros Guardian Sun ou Guardian SNX 60.
O gás árgon é usado, em vez do ar, para preencher a câmara das unidades de vidro duplo. Com isto, é possível reduzir o valor U em mais duas ou três décimas.
Com o valor U, saberei quanto poupar nas minhas faturas?
Não, o valor U define a transmitância térmica, mas não outros tipos de ganhos ou perdas de energia. Existem outros elementos que podem fazer com que gaste mais energia elétrica, como o excesso de calor, aumentando o consumo do ar condicionado, por exemplo.
Dependendo das suas necessidades, existem muitos outros critérios na escolha do tipo de vidro, como sejam o fator solar, transmissão de luz, diferentes níveis de segurança, atenuação acústica.
Comparação de consumo em Watts entre duas soluções
Valor U: consumo em Watts por metro quadrado da sua casa, multiplicado pela diferença de temperatura entre o exterior e o interior (K).
Vejamos através de um EXEMPLO QUANTIFICÁVEL:
Num vão envidraçado de 10 m2 com diferença de temperatura (interior-exterior) valor K: 20ºC.
Consumo extra de watts (aquecimento ou ar condicionado):
De :
Vidro monolítico cujo valor U é: 5,8 W / m2K) -> Consumo: 5,8 x 10 x 20 = 1160 Watt.
Passamos a :
Vidro duplo cujo valor U: 2,6 W / m2K) -> Consumo: 2,6 x 10 × 20 = 520 Watt
Obtém uma poupança de 640 Watt
Vidro duplo + Capa (U: 1,1 W / m2K) -> Consumo: 1,1 x 10 x 20 = 220 Watt
Obtém uma poupança de 940 Watt